Leitura #2 - Textos de Lénine do virar do século XIX para o XX

4.4.20

Hoje convidamos a ler dois curtos textos de Lénine do virar do século XIX para o XX. Promovem e reflectem a expansão do marxismo no proletariado russo, o seu amadurecimento e o abandono das concepções anarquistas e das concepções que negavam o carácter necessariamente político da luta de classes. É uma luta que se travou também no movimento operário português, onde só ficaria essencialmente resolvida cerca de 30/40 anos mais tarde, e que nalguma das suas linhas de força foi sempre ressurgindo pontualmente. Na sequência das grandes derrotas do Socialismo no final do século XX, e da consequente perda de perspectiva e confiança, muitas destas questões ressurgiram e ressurgem, normalmente mascarando de grande novidade absolutas velharias onde já se tropeçava há dois séculos.

Ler o texto «Sobre as Greves»:
(http://dorl.pcp.pt/images/classicos/T04T020.pdf) em PDF
(https://www.marxists.org/portugues/lenin/1899/mes/greves.htm) ou em HTML (só o texto em PDF transcreve a tradução portuguesa da Editorial Avante)

Ler o Texto «Anarquismo e Socialismo»:
(http://dorl.pcp.pt/images/classicos/T05T022.pdf) em PDF
(https://www.marxists.org/portugues/lenin/1901/mes/anarquismo.htm) em HTML

*Autor Convidado
Manuel Gouveia

Relacionados

  1. Olhos posto no próximo dia 22 de Abril e olhos postos na Venezuela:

    https://www.laiguana.tv/articulos/697746-amenaza-tropas-bandera-eeuu-desplegarse-cucuta/

    Se as provas são reais, trata-se de uma operação diabólica movida pelo Pentágono e Washington, com a cumplicidade de todos os países que prestam obediência ao presidente americano.

    ResponderEliminar