Capitalismo para totós II - Colaborador

28.3.14

Colaboradores - termo que designa o conjunto das assalariados de uma empresa, independentemente do regime contratual. No essencial, mascara duas dimensões fundamentais das relações sociais capitalistas: a do trabalho e a da exploração.

O colaborador colabora, não trabalha.
O colaborador colabora, não é explorado.

Além disso, o termo não comporta uma dimensão contratual ou referente a relação estável, antes faz uma remissão subentendida para uma situação volátil. O empregado ou trabalhador estão relacionados com o exercício de uma profissão, de um ofício ou de um conjunto de tarefas que exigem determinada perícia. Já o termo colaborador induz uma concepção amorfa, não especializada e efémera. Colaboras hoje, podes não colaborar amanhã.

A colaboração, "co-laboração", contém ainda um significado que sugere voluntarismo e cooperação entre partes iguais, quando na realidade, no contexto capitalista, a relação laboral é de parasitismo e não de cooperação. Apesar de todo o processo produtivo ser cooperativo, porque o é de facto, as relações sociais que o conformam são de exploração entre patrão e trabalhador e, muitas vezes, de competição entre trabalhadores.


Com este termo, o capitalismo alimenta a ideia de que não existe confronto de interesses entre as classes exploradas e exploradoras, num ambiente de colaboração e não de exploração. Mas talvez ainda mais importante, é a forma como neutraliza termos e vocábulos que são utilizados como identificadores de determinadas classes: trabalhadores, operários, proletários. Com esta manipulação dos termos, o capitalismo alimenta a ilusão de que esses termos são coisas do passado e assim esvazia o universo ao qual se aplica a doutrina revolucionária, que é precisamente a esse conjunto.

Relacionados

  1. João28/3/14

    Bom trabalho, Miguel Tiago. É preciso, de forma permanente, dar condições de praticabilidade à realidade envolvente, e isso, muitas vezes, passará também por um certo B-A Bá das coisas, tão necessário neste tempo paradoxal de tanta informação e tão pouco saber.

    ResponderEliminar
  2. Significado de Colaborador
    (dicionário online de português)

    adj. e s.m. Que ou aquele que colabora, que ajuda outro em suas funções.
    Que ou aquele que acidentalmente publica trabalhos em periódicos informativos, políticos ou literários.
    Sinónimos de Colaborador

    Sinónimo de colaborador: co-autor e cúmplice

    Esta não é a melhor definição... mas também ajuda.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo28/3/14

    Sugiro que num próximo post se abordem os termos clientes versus utentes, designadamente em saúde.

    Obrigado.
    Paulo Anacleto

    ResponderEliminar
  4. Anónimo30/3/14

    Pior ainda,
    Agora quando digo que colaboro com uma associação cultural as pessoas pensam que trabalho lá.

    ResponderEliminar
  5. Paulo tendo em conta que a saúde e controlada maioritariamente por grupos privados, gerida por pessoas sem nenhuma formação técnica nem ética nem moral nem humana, nas mãos de seguradoras, parece.me o termo utente desadequado..cliente sim..a saúde e promovida, oferecem-se descontos, tratamentos gratis...a saúde q tb já e low cost..a custa do médico, enfermeiro, assistente..q nada ganha c isso. A rel medico doente esta deturpada..onde o lucro e o mais importante. E verdade e preciso gerir custos, a saúde custa..mas ha limites.

    ResponderEliminar